Festival de Dança do Triângulo chega à 26ª edição
- acheinotriangulo
- 9 de out. de 2018
- 2 min de leitura

O Teatro Municipal de Uberlândia recebe, de 16 a 21 de outubro, a 26ª edição do Festival de Dança do Triângulo. A programação deste ano será dividida e terá diversas apresentações, como infantil, amadora, profissional, espetáculo, convidado, palco livro e intervenção, além de oficinas e palestras. Entre as modalidades estão balé de repertório, balé, dança contemporânea, dança urbana, dança de salão, dança étnica, folclórica, sapateado e jazz.
O festival tem apresentações gratuitas em espaços públicos com o intuito de aproximar o artista com a comunidade. Grupos, escolas ou artistas interdependentes, de qualquer idade, puderam se inscrever enviando vídeos com a coreografia proposta. Em 2018, o tema “Encontros: razão, emoção e cena” quer gerar reflexões através da arte, bem como das sensações e emoções.

História
Inspiradas pela efervescência da dança nas regiões Sul e Sudeste, lendas vivas como Elizabet Brito, Marildes Fernandes e Lisette de Freitas se uniram em setembro de 1987, para oferecer uma programação inédita na cidade de Uberlândia. O resultado dessa ideia é que durante quatro dias, mais de 350 pessoas respiraram a beleza das diferentes formas de arte em movimento, com apresentação de 80 bailarinos.

Realizada originalmente pela extinta Associação das Academias de Dança de Uberlândia, a iniciativa passou a ser executada pela Secretaria Municipal de Cultura em 1988. Deste então, o festival reúne uma média de quatro mil espectadores em cada edição, tendo passado pelo Teatro Rondon Pacheco, Escola Superior de Educação Física da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia Tênis Clube (UTC), Praia Clube, Arena Sabiazinho até chegar ao Teatro Municipal.
O Festival de Dança do Triângulo fincou suas raízes, mostrando que é possível viver da dança na região. Mais de três décadas depois, o evento mantém viva a tradição no calendário cultural da região.










Comentários